terça-feira, 11 de agosto de 2009

Máquina do Tempo

Há muito se fantasia uma máquina do tempo. Retratada em alguns filmes, geralmente é uma grande máquina, cheia de fios, de botões, de luzes e de outros aparatos.

Mas há quem acredite que já existe a máquina do tempo. Trata-se da música. Quando se ouve uma música com atenção, um clipe e imagens passa em sua mente. A musica pode te fazer lembrar de alguém, de uma situação, de um verão passado...

Outra máquina do tempo é a fotografia. Quando se oha uma foto antiaga, sua memória "clareia" e você começa e lembrar detalhes daquele dia, daquela época, daquela pessoa. E, daí então, podemos citar os filmes também.

Mas aconteceu uma coisa extraordinária comigo na manhã desta sábado. Nosso apartamento estava alugado, mas a moradora iria se mudar; então, eu e minha mãe fomos ver como ele estava e receber a chave de volta.

Quando entrei em meu antigo quarto, fui surpreendida ao ver minha escrivaninha e minhas prateleiras ainda alí, quase que intactas! De repente, voltei no tempo. Aproximei-me da escrivaninha e a toquei; fechei os olhos. Flashes de cenas da minha infância dominaram meus pensamentos. Toquei as prateleiras, o mesmo aconteceu. Abri os olhos, notei que agora eu alcançava todas. Sorri e até me encolhi para lembrar a dificuldade que eu tinha para alcançar a mais baixa delas. Pensei: "Cresci!" =]

Olhei para a escrivaninha de novo e lembrei que antes, havia um adesivo na parte externa de cada uma das três gavetas. Abri cada gaveta cautelosamente, para conferir se estavam vazias. Estavam. Porém, na última, ainda havia um vestígio massa de modelar vermelha, grudado ao fundo.

Uma emoção invadiu-me e eu fiquei super feliz e anciosa, ao mesmo tempo. Abri a janela e lembrei-me de quando acompanhava as gotas de chuva do telhado ao chão. Mas a paisagem havia mudado, prédios foram construídos na frente, o que já era previsível.

Encontrei alguns vizinhos daquela época. Porém, não encontrei quem eu queria encontrar: Larissa, minha grande amiga de infância. Uma pena. =/ Mas vi a Taís, que tem um bebê muito fôfo de cinco meses. ^^

Eu passei grande parte da minha infância morando nesse apartamento. De 1993 ate 1999. São muitas lembranças, muitos fatos e festas de aniversário hehe.

Experimente voltar no tempo. Visite um lugar que te marcou muito, visite um velho amigo, retrate uma memória. São essas experiências que fazem a gente reconhecer os valores da vida, o valor de cada momento. E a gente percebe que TUDO é influente na construção de nossa índole!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!