domingo, 16 de maio de 2010

Comunicar 2010 - 5ª feira - 13/05

Madrugando às 8:30, estava Cláudio Senna (Professor da Faculdade Católica do Ceará), que substituiu Cristiano Barbosa, dando o workshop de Criação. Enquanto, ao mesmo tempo, porém em outra sala, estava Avelar Vasconcelos, em seu workshop sobre Marketing.

Dentre as dias de Cláudio, está o livro "Toc na Cuca". O professor falou sobre transformar o corriqueiro no inusitado; não considerar apenas a primeira idéia, mas também considerar as demais e estar aberto à sugestões; diferença entre pensamento concreto (difere objetos distintos) e pensamento difuso (procura semelahnças entre esses objetos); o uso e abuso da metáfora e do humor.

"O ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição", citou como exemplo o grande Picasso. Por fim, um alerta: "seja flexível, evite se apaixonar pelas idéias".

Às 15horas, Edson Kikuchi, Gerente Nacional de Publicidade da Caixa Econômica, discurssou sobre "A Explosão da Classe C", mostrando cases da Caixa. Às 17 horas, Valkiria Garré, Managing Director da Millward Brown Brasil (desculpa aí.. U.U), apresentou docemente pesquisas e comerciais para abordar o tema "Os Jovens na Internet". Dentre as informações que Valkiria transmitiu, eu retransmito aqui algumas:
- Internet: mercado em mutação;
- Investir na Comunicação 360º (campanha completa, usando todas as mídias possíveis);
- As marcas têm que ser fortes para se desenolverem no universo online;
- O brasileiro passa, em média, 24/25 horas online por mês;
- A internet representa 4,3% das mídias em geral no Brasil e é o meio que vem crescendo mais rápido;
- Nem tudo que está na internet gera retorno;
- Branging;
- Widgets (aplicativos no desktop, no celular);
- Ideablog como fonte de pesquisa;
- Coca-cola e Nike estão mais na cabeça dos jovens do que qualquer outra marca;
- O que o jovem busca na internet não é marca, mas sim informações com facilidade, música e jogos;
- Adaptação do conteúdo offline pro online;
- Banner estático já está batido;
- Humor.

P.S: Quem quiser o e-mail da Valkiria, entre em contato comigo que eu passo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!